TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A OTORRINOLARINGOLOGIA!
Saiba tudo sobre o especialista nas doenças do nariz, ouvidos e garganta!


O que é um otorrinolaringologista?
Otorrinolaringologista é o médico especializado em tratar as doenças do nariz, ouvidos e garganta. Para se tornar um otorrinolaringologista é necessário fazer a graduação em Medicina que tem duração de 6 anos e depois realizar a residência médica em Otorrinolaringologia que dura mais 3 anos.
Durante a residência, o médico terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos em otorrinolaringologia, além de adquirir experiência clínica por meio do atendimento aos pacientes. Ao final da residência, o médico estará apto a exercer a especialidade de otorrinolaringologia.
Qual a diferença entre um otorrino e um otorrinolaringologista?
Não há diferença! otorrino é só uma abreviação popular da palavra otorrinolaringologista, que por ser muito longa e difícil de pronunciar, acaba levando a um trava língua às vezes.
Quais são as principais doenças que um otorrino trata?
Perda de audição
Otites (infecções no ouvido)
Tontura ("a famosa labirintite")
Zumbidos nos ouvidos
Rinites
Sinusites
Obstrução nasal
Dor de garganta
Amigdalites
Rouquidão e outras alterações na voz
Engasgos ou dificuldade para engolir
Faringites
Roncos
Alterações estéticas na face
Sangramento no nariz ou ouvidos
Dores na face
Paralisia facial
Corpos estranhos no ouvido , nariz ou garganta
Refluxo gástrico
Quais as idades são atendidas?
Um otorrino trata todas as idades, desde bebês , crianças, adolescentes, adultos e até idosos. Estamos prontos para acompanhar você durante todas as fases da sua vida!
Quais são os tratamentos oferecidos pela otorrinolaringologia?
A otorrinolaringologia oferece uma variedade de tratamentos para as doenças relacionadas ao nariz, ouvidos e garganta. O tratamento indicado dependerá da condição específica do paciente, mas algumas opções comuns incluem: uso de medicamentos ou cirurgias.
Em muitos casos, o tratamento inicial para doenças otorrinolaringológicas envolve o uso de medicamentos, como antibióticos, anti-inflamatórios e corticosteroides. Esses medicamentos podem ajudar a controlar a infecção, reduzir a inflamação e aliviar os sintomas.
Se um medicamento não funcionou, o otorrino também faz cirurgias?
Sim! Algumas doenças como aumento das amigdalas e adenoides, desvio de septo, sinusites de repetição, rinite que não melhora com medicação, alterações no ouvido, entre outras, podem ter necessidade de abordagem cirúrgica. Esses tipos de cirurgias são realizadas pelo otorrino.
Como eu consigo fazer uma consulta com um otorrino?
Normalmente você consegue ser atendido por um otorrino em clínicas especializadas que possuem diversos profissionais, ou então, alguns hospitais apresentam atendimentos de urgência para doenças otorrinolaringológicas. Nestes locais muitas vezes há um otorrino de plantão para realizar atendimentos.
O que é uma urgência otorrinolaringológica?
Urgência é aquela situação que exige um atendimento rápido, o mais precoce possível. Na otorrinolaringologia, algumas situações são consideradas como urgência, algumas delas são:
Sangramento nasal ou do ouvido
Perda de audição aguda
Paralisia facial
Corpos estranhos em nariz, ouvido ou garganta
Tontura súbita
Otorrino e oftalmo são a mesma coisa?
Essa é uma dúvida muito comum. Como já vimos antes, o otorrino é o especialista em nariz, ouvidos e garganta. Já o oftalmologista é o especialista nos olhos. Às vezes algumas doenças do nariz podem até acometer os olhos e causar dúvidas, por isso é muito comum que otorrinos e oftalmos trabalhem em parceria em alguns casos.
Curiosidade: Você sabia que um otorrinolaringologista também pode trabalhar com a parte estética?
É verdade. Há uma subespecialização na otorrinolaringologia que se dedica a tratamentos estéticos como rinoplastia, otoplastia, aplicação de botox, entre outros procedimentos. E sabia que isso é uma grande vantagem para o paciente? Pois dessa maneira é aliado o conhecimento da parte estética à fisiologia da respiração, audição, deglutição e fala que também temos um grande conhecimento. Isso é muito importante , já que qualquer procedimento sempre deve levar em consideração também a parte funcional. Viu como o mundo da otorrinolaringologia é muito amplo?
A otorrinolaringologia desempenha um papel fundamental no diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas ao nariz, ouvidos e garganta. O otorrinolaringologista é o profissional capacitado para cuidar dessas condições, oferecendo uma variedade de opções de tratamento, desde medicamentos até cirurgias. Se você está enfrentando algum problema nessas áreas, é importante buscar a avaliação de um otorrinolaringologista para receber o diagnóstico correto e o tratamento adequado.
E aí , ficou com alguma dúvida, ou tem alguma curiosidade sobre a otorrinolaringologia? Deixe um recado, eu terei um grande prazer em te responder.