SORO CASEIRO COM APENAS 3 INGREDIENTES
Você sabe a importância da lavagem nasal? Vem aprender a fazer o soro caseiro


A importância da lavagem nasal
A lavagem nasal é um procedimento simples, porém muito importante para a saúde das vias respiratórias. Ela consiste em limpar as narinas e os seios da face com soluções salinas, ajudando a eliminar impurezas, alérgenos, vírus e bactérias que possam estar presentes.
Benefícios da lavagem nasal
A lavagem nasal traz diversos benefícios para a saúde, especialmente em casos de congestão nasal, sinusite, rinite alérgica e resfriados. Alguns dos principais benefícios incluem:
Desobstrução nasal: A lavagem nasal ajuda a remover o excesso de muco e descongestionar as vias respiratórias, facilitando a respiração.
Alívio de sintomas: Ela também pode aliviar sintomas como dor de cabeça, pressão facial e coceira no nariz.
Prevenção de infecções: Ao eliminar vírus, bactérias e alérgenos, a lavagem nasal reduz o risco de infecções respiratórias e alergias.
Melhora da qualidade do sono: Com as vias respiratórias desobstruídas, é possível ter uma noite de sono mais tranquila e reparadora.
Auxílio na recuperação de doenças respiratórias: A lavagem nasal pode ser um complemento eficaz no tratamento de doenças respiratórias, acelerando a recuperação.
Hidratação das mucosas: A irrigação nasal ajuda a manter as mucosas nasais hidratadas. Isso é especialmente útil em climas secos ou durante períodos de tempo seco, quando as mucosas podem ressecar e causar desconforto.
Quando realizar?
Higiene nasal/umidificação
Rinite alérgica e não alérgica
Sinusite aguda viral e bacteriana
Sinusite crônica
Sangramento nasal
Perda de olfato
Sintomas inespecíficos como obstrução nasal, nariz escorrendo
Cuidados pós-operatórios nas cirurgias nasais
O que usamos para fazer a lavagem nasal?
Utilizamos o soro fisiológico para realizar a lavagem nasal. Importante: nunca utilizar somente água pura!
Algumas opções de solução são essas:
Soro fisiológico (cloreto de sódio 0,9%) já preparados: comprados principalmente em farmácias ( o modo e local de conservação devem seguir as recomendações do fabricante).
Solução salina por meio de sachês disponíveis no mercado. Deve ser utilizada a água filtrada ou fervida, ou água mineral para o preparo. Diluição deve seguir o volume de acordo com as recomendações do fabricante.
Solução salina caseira: pode ser realizada em casa mas deve ser utilizada somente para lavagem nasal. Não deve ser utilizada para inalação ou como soro para reidratação oral.
Como fazer o soro caseiro?
Uma forma simples e econômica de realizar a lavagem nasal é utilizando um soro caseiro. Para fazer o soro caseiro, você vai precisar de apenas 3 ingredientes:
250 ml de água filtrada ou fervida ou mineral
Sal de cozinha - 1 colher de café (rasa)
Bicarbonato de sódio - 1 colher de café (rasa)
Lembre-se de sempre utilizar água filtrada ou fervida para evitar contaminações.
A solução deve estar em temperatura ambiente (25°C) ou se você quiser, pode utilizar na temperatura morna para ser mais confortável ( aquecer em micro-ondas por 10-30 segundos, a depender da potência de cada aparelho). Evitar realizar com temperatura gelada.
Se precisar adicionar algum medicamentos à solução, sempre o faça como última etapa da preparação, após o aquecimento.
Esta solução caseira deve ser utilizada no mesmo dia da preparação, sendo recomendada manter em geladeira após a preparação.
A lavagem nasal pode ser realizada diariamente, especialmente em épocas de maior incidência de doenças respiratórias. Consulte um médico para obter orientações específicas sobre a frequência e a técnica adequada para a lavagem nasal.
Agora que você conhece a importância da lavagem nasal e como fazer um soro caseiro, aproveite os benefícios desse procedimento simples e eficaz para manter a saúde das suas vias respiratórias em dia.
Quer saber qual a melhor técnica de lavagem nasal? Continue acompanhando as próximas postagens!
Fonte: Manual de lavagem nasal na criança e no adulto. ABORL