BOLINHAS BRANCAS NAS AMÍGDALAS: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

Saiba o que são essas bolinhas brancas na amigdalas. O que são os cáseos? É algo grave? Tem tratamento?

Os que são essas bolinhas brancas nas amigdalas? O que são os cáseos?

Já aconteceu de aparecer umas bolinhas brancas no meio das amigdalas? Você sabe o que é?

Essas bolinhas brancas são chamadas de cáseo ou caseum. E o que são eles?

As nossas amigdalas (aquelas duas bolinhas que temos no fundo da garganta) não são lisas, elas possuem criptas que são buracos onde os cáseos são formados. Conhecidos como cáseos amigdalianos, são pequenas massas de restos de células mortas, bactérias e restos alimentares que se acumulam nas amígdalas.

Quais sintomas eles podem dar?

Os cáseos amigdalianos são frequentemente associados a mau hálito persistente. Isso ocorre devido ao acúmulo de restos que podem liberar compostos com cheiros desagradáveis. Podem também provocar sensação de corpo estranho na garganta, como se algo estivesse preso na garganta, causando uma sensação de irritação ou desconforto, podendo causar até dor ao engolir, especialmente se as amígdalas estiverem inflamadas.

Ter cáseo é algo grave?

Os cáseos geralmente não são uma condição grave que exija intervenção médica. No entanto, se os sintomas forem persistentes, causarem desconforto significativo ou se houver preocupações específicas, é importante procurar orientação médica para avaliação e tratamento adequados.

Tem tratamento?

É possível tentar diminuir o incomodo que o cáseo traz através de uma boa higiene oral, incluindo escovação regular dos dentes, uso de fio dental e enxaguatório bucal, isso pode ajudar a reduzir o acúmulo de restos nas amígdalas. Gargarejos com água também podem ajudar a movimentar o cáseo para que ele saia da amigdala.

Em alguns casos, os cáseos amigdalianos podem ser removidos manualmente por um profissional de saúde, mas isso deve ser feito com muita cautela pois a amigdala é uma região muito vascularizada, dessa maneira, pequenos traumas podem levar a sangramentos.

Caso o cáseo cause muito desconforto ao paciente, atrapalhando no seu dia dia, pode ser indicada a cirurgia de amigdalectomia (retirada das amigdalas), sendo essa a única maneira efetiva de não formar mais os cáseos amigdalianos.

Conclusão

Os cáseos amigdalianos podem causar desconforto e mau hálito, mas geralmente não são uma condição grave. Com boa higiene bucal e cuidados adequados, é possível gerenciar os sintomas e reduzir a recorrência dos cáseos. Se você tiver preocupações ou sintomas persistentes, não hesite em procurar a orientação de um profissional de saúde.

Compartilhe

Relacionados